Cirurgia de Sling: você sabe o que é?
➡ “Para mim, a pandemia não mudou muita coisa. Eu já saia pouco de casa mesmo. Foi até um alívio, agora tenho uma justificativa….” – me confessou outro dia uma paciente minha de 61 anos que operou comigo de cálculos renais há 5 anos e vem agora apresentando piora da incontinência urinária.
➡ Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) evidenciam que a cada 25 pessoas uma pode sofrer incontinência urinária ao longo da vida, sendo que 40% das mulheres após a menopausa perdem urina involuntariamente. E isso compromete muito a qualidade de vida, como ficou claro no relato acima.
.
➡ A cirurgia de Sling tem se tornado cada vez mais aceita para o tratamento da incontinência urinária em mulheres pelos resultados satisfatórios. A cirurgia consiste em um procedimento minimamente invasivo que implanta uma fita de polipropileno (sling) abaixo da uretra por via vaginal, com o objetivo de reduzir a perda da urina, por meio do aumento da resistência uretral.
.
➡ Por ser minimamente invasiva permite que o paciente tenha um rápido retorno às suas atividades diárias. É indicada para incontinência urinária de esforço, e não deve ser a primeira linha de tratamento em casos de incontinência por urgência, situação na qual pode até agravar o quadro.
.
➡ Daí a importância de se consultar com um especialista. Caso você apresente sintomas de incontinência urinária, procure um médico urologista para orientações sobre a melhor estratégia de tratamento.
.
❓Dúvidas? Deixe aqui nos comentários
Já conhece a newsletter O Urologista? Nela eu compartilho informações úteis e sempre atualizadas sobre urologia. Assine e não perca as novas publicações do blog e do podcast.

Receba a nossa newsletter no seu e-mail
Acesse outros conteúdos relevantes sobre o tema aqui:
- Incontinência urinária feminina: melhore sua qualidade de vida
- Meu Podcast: EPISÓDIO 21. INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA: DA CAUSA AO TRATAMENTO
- Incontinência urinária no Homem: Meu Podcast: EPISÓDIO 62 – INCONTINÊNCIA URINÁRIA APÓS TRATAMENTO DE CÂNCER DE PRÓSTATA: AINDA PRECISAMOS TER MEDO?
GOSTOU DESTE POST? COMPARTILHE NA REDE SOCIAL DE SUA PREFERÊNCIA.
#cirurgiasling #incontinênciaurinária #saúdemasculina #saúdedamulher #videolaparoscopia #urologista #drgiovannimarchini #cirurgiaurologica #urologia #urousp #saopaulo #consultorio #podcast #blog #conhecimentocompartilhado